Sunday, November 9, 2008

Gatos - Ragamuffin

Gatos - Ragamuffin

Se um olhar querido é o que verdadeiramente o conquista e imediatamente lhe apetece fazer festas e mimá-lo o mais que pode, então o Ragamuffin é a raça de gato para si! O seu pelo fofo como o de um coelho é fantástico de acariciar e é muito fácil de cuidar, mas o melhor de tudo é a sua personalidade. Amistosos, doces e carinhosos como os seus olhos parecem fazer adivinhar são muito brincalhões, proporcionando muita alegria e bons momentos durante largos anos.
Este é um gato grande que pesará quando atingir a maioridade (por volta dos 4 anos), entre 6,8 e 10 kg (se for macho, já que as fémeas são mais pequenas), pelo que deverá ter algum espaço para que se exercitem e se mantenham em forma.
Musculosos, com ombros e peito largo e com tendência a ficarem com uma ligeira barriguinha, o seu pescoço é comparativamente pequeno. As suas patas grandes e redondas têm tufos de pelo entre e ao longo das patas e as suas pernas de osso largo são médias. No entanto, a sua característica mais marcante, para além da terna personalidade e pelo macio, é o seu focinho. Redondo, com testa igualmente redonda e olhos redondos, grandes e brilhantes, têm um queixo redondo e firme, com bochechas grandes. Os bigodes são farfalhudos e as orelhas, redondas e médias, deverão ser proporcionais à cabeça e colocadas bem em cima, ligeiramente inclinadas para a frente. O seu nariz é característico, com uma pequena cavidade, como uma concha.
Disponível em todos os padrões e cores, com excepção dos com coloração circunscrita ao focinho, patas e cauda, são verdadeiros amigos que pedem atenção e carinho e que podem mesmo aprender acrobacias. Reconhecidamente, raramente usam as garras nas suas brincadeiras, são os gatos doméstico por definição.


Ragamuffin



Ragamuffin
Ragamuffin

Saturday, November 8, 2008

Roedores - Chinchilas

Roedores - Chinchilas
As atractivas e activas chinchilas disponíveis em cinzento, beije, branco, marfim entre outras cores, são um animal muitíssimo fofinho para pegar ao colo e fazer festas, mas são animais tímidos e algo nervosos, razão pela qual não são os animais ideais para crianças pequenas, para além de que são muito exigentes. Primeiro de tudo, sendo animais nocturnos, não deverão ser incomodados durante o dia, pelo que tenha a certeza que vai ter tempo para eles enquento eles estão activos. Para além disso, estes são animais que se não forem habituados ao contacto humano enquanto novos (isto depois de se terem habituado à sua nova casa), nunca o conseguirão fazer, pelo que um treino paciente e consistente é fundamental, até porque depois de amansados, são muito ternos e apegados aos seus donos. Terceiro, uma excelente higiene da gaiola é fundamental, já que eles usam a urina como meio de defesa e para demarcar o seu território.
A escolha da gaiola e sua localização é fundamental. Sendo incapazes de suar, a gaiola não deverá estar num local exposto à luz solar intensa ou a fontes de calor, já que poderão morrer por insolação com temperaturas superiores a 25º C. Já que as Chinchilas são muito activas, adorando saltar e roer para manter os seus dentes aparados, a gaiola deverá ser espaçosa, de preferência mais alta que comprida, por forma a simular o seu rochoso habitat natural. É aconselhável que tenham uma roda grande (38 cm de diâmetro pelo menos) de superfície sólida, para que possam gastar as suas energias, assim como brinquedos de madeira para serem estimulados. Para roer, binquedos próprios, rolos de cartão, cascas secas de pinheiro, macieira ou bétula são aconselhados, ao contrário de madeiras coníferas e citrus, que têm substâncias tóxicas, assim como as folhas de jornal (com tinta) e o plástico que por vezes cobre as grades de algumas gaiolas...
Habituados a tomar banho a seco, pelo menos uma vez por semana, é aconselhável ter o pó sempre disponível e nunca, nunca os molhar, já que isso pode seriamente danificar o seu pelo.
Com uma esperança média de vida de 15 anos, a sua dieta é do mais simples que há: ração específica, de alfava, disponível facilmente no mercado e muita água fresca. Plantas verdes, frutas, produtos gordurosos como nozes e sementes de girassol, assim como produtos altamente protéicos são altamente desaconselhados. Se lhes quer dar um petisco, uma passa no máximo 2 vezes por semana faz a festa!

Chinchila




Chinchilas

Friday, November 7, 2008

Répteis - Iguana Verde

Iguana verde


Proveniente das quentes florestas da América Central e do Sul, este calmo animal de estimação é diurno, muito paciente e relaxado. Podendo ser ensinados a passear no ombro dos donos, já que os riscos de queda são irrelevantes porque quando em estado selvagem estão habituados a cair das árvores, são sempre o centro das atenções. Podem atingir os 2 metros e pesar 9 kg, mas não é por isso que são animais difícies de ter e de cuidar O maior problema reside sim nas condições que não se podem desleixar. Primeiramente um bom terrário é fundamental, com lampadas UVA e UVB para que possam fazer a absorção de cálcio através da Vitamina D, depois a sua atmosfera deverá estar entre os 25 e os 35º C, já que são animais de sangue frio, pelo que sem este aquecimento, quase não se mexem e poderão mesmo morrer. Para que ele não entre em stress é igualmente aconselhável que se tente reproduzir o seu habitat natural, colocando ramos e palntas naturais não tóxicas, disponíveis nas boas lojas de animais. Dado que são animais solitários, se pretende ter mais do que uma iguana é aconselhável que encontre um terrário suficientemente grande.

Quanto á sua dieta, nada mais simples, primeiro, água fresca é fundamental e depois, sendo omnívoros , comem de tudo, mas uma dieta maioritariamente vegetariana é aconselhável depois de adultos já que o excesso de proteínas lhe podem causar danos renais. Folhas de couve, grelos, dente-de-leão, ao contrário de folhas de alface que são muito pouco nutritivas, são altamente recomendadas, assim como frutos. Enquanto jovens (até aos 2 anos), insectos, ovos e pequenos vertebrados podem igualmente ser dados. Um dado curioso é que as iguanas verdes armazenam gordura no pescoço e debaixo das maxilas, pelo que um excesso de alimentação só poderá ser prejudicial!

Só quando entram na maioridade é possível saber-se o seu sexo. Assim, os iguanas machos têm uma cabeça signitivamente maior, devido a uma testa e maiores músculos nas mandíbulas, os seus picos ao longo da coluna são maiores e possuem ainda uns poros grandes ao longo das patas (poros femurais). pelo contrário, as iguanas fémea têm uma cabeça e corpo mais alongados e pequenos e têm a parte palmar das patas lisa.


Iguana




Iguana verde


Thursday, November 6, 2008

Pássaros - Periquitos

Pássaros - Periquitos

Bastante coloridos, podem ser encontrados numa profusa multiplicidade de cores e combinações. Desde o amarelo, ao verde, verde azeitona, violeta, branco e uma grande variedade de azuis, estes amiguinhos são pequenos, pesando cerca de 30 g e, com a sua comprida cauda, chegam a atingir os 18 cm. Enquanto jovem, a sua cabeça terá inúmeras riscas até à parte mesmo por cima do bico, mas à medida que se vai tornando adulto, o topo da sua cabeça fica com uma cor uniforme.
Bastante brincalhões e muito dados a cantorias, são extremamente inteligentes sendo fácil ensinar-lhes acrobacias, ou mesmo a falar ou a entoar uma melodia. Extremanente enérgicos, é normal encontrá-los a brincar na gaiola ou a mordiscar qualquer coisa para irem aparando o bico, daí que seja muito importante colocar um bloco de cálcio, disponível numa qualquer loja de animais, ou um osso de choco. Desta forma o seu bico mantém-se saudável e a sua dieta equilibrada-principalmente se estiverem numa fase reprodutiva!
A sua alimentação base é uma mistura de sementes disponível em qualquer supermercado, mas se forem adicionados à sua dieta vegetais verdes e fruta (cuidado com as sementes de maçã e caroços de cereja, já que contêm toxinas), a sua esperança de vida pode ser largamente incrementada, passando de uns 4-5 anos para uns prolíficos 15 anos (sendo que a esperança de vida média com uma dieta adequada ronde os 8-10 anos). Nunca mas nunca deverão comer chocolate ou abacate, já que contêm substâncias altamente tóxicas para estes pequenos. Fast-food assim como derivados de leite também são altamente desaconselhados são que eles são intolerantes à lactose. E muita água fresca!
Os sexos poderão ser facilmente discerníveis através da coloração da zona mesmo por cima do bico. Se fôr azul ou arroxeada (violeta forte ou rosa para algumas variedades raras), será um macho; já se for castanha, beije ou branca/azul clara, é uma fémea. Estes pássaros acasalam para a vida, pelo que é natural que tenham muitas gerações de filhos, bastando para tal que se coloque na gaiola uma caixa-ninho num local alto. É só vê-los a namorar! Mesmo quando não têm filhotes para cuidar, é natural vê-los a trocar mimos e carícias...um regalo para a vista!! Viva o amor!

Periquitos


Periquito


Periqquito